quinta-feira, 14 de abril de 2011

Incertezas marcam lançamento de edital para Confins

A ampliação do primeiro terminal nem saiu do papel, mas o edital de licitação do projeto executivo, para a construção de um segundo terminal do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins já está pronto, e deverá ser lançado até o fim do mês. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (14), na sede da Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). A notícia foi concedida, em meio as incertezas juridicas, que ameaçam atrasar em até um ano o ínicio das obras. Candidata a realizar o jogo de abertura do mundial, Belo Horizonte pretende com a obra chamar a atenção, por ser a única cidade a cumprir corretamente o cronograma estipulado, pelo orgão máximo do futebol mundial, a FiFa.

As obras de expansão do antigo terminal, junto a um segundo pretendem ampliar, a capacidade anual do aeroporto dos 5 milhões atuais, para 8 milhões. Esse valor é considerado suficiente, para atender a enorme demanda, dos milhares de turistas que irão desembarcar no estado mineiro. Mas o processo, que recebe forte embate do Ministério Público Federal (MPF) e do Tribunal de Contas da União ( TCU) já esteve por duas vezes, desde março deste ano, suspenso. E o problema esta longe de ser resolvido. Isso porque o projeto precisa de aprovações na questão ambiental e em Fevereiro o TCU encontrou irregularidades nos valores estipulados na licitação. Com isso, a expectativa é de atraso nas obras em até um ano. Fato que levou os executivos mineiros a acenderem a luz amarela.

Mesmo preocupado, Tiago Lacerda, presidente do Comitê Executivo de Belo Horizonte para a Copa do Mundo, está confiante que as obras de mobilidade urbana serão concluidas dentro do cronograma previsto. Além da ampliação do aeroporto, a prefeitura irá adotar um novo sistema de transporte coletivo urbano, os chamados (BRTs). Lacerda disse ainda que, pretende junto ao Ministério do Turismo conseguir verbas para revitalizar áreas em toda a cidade. Tudo esta sendo feito, para receber da melhor forma os milhares de amantes do futebol que pretendem vir ao estado, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário