quinta-feira, 14 de abril de 2011

Expectativa de caos nos aeroportos em 2014, avisa Ipea

Nesta quinta-feira (14), o Instituto de Pesquisa Economica Aplicada (Ipea) divulgou a mais recente pesquisa sobre o tema " Aeroportos no Brasil". O resultado mostrou que 9 dos 13 aeroportos em obras, espalhados pelo país não ficarão prontos a tempo da Copa em 2014. O estudo saí no mesmo momento, em que executivos da FiFa estão na capital mineira discutindo projetos de mobilização, para os milhões de turistas que devem chegar ao país, para o maior torneio de futebol do mundo.  E após, o Brasil ser duramente criticado pelo Presidente da FiFa, Joseph Blatter, por estar atrasado em seu cronograma, firmado com a entidade para os eventos que se iniciam já em 2013.

O estudo levou em conta, dados sobre os prazos em média, de execução de obras publicas de infraestrutura, que são de 92 meses, ou nada mais, nada menos que mais de 7 anos. A pesquisa também mostrou que, apesar do investimento previsto pela Infraero - Empresa brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária, ser tres vezes maior do que a média liberada anualmente para os aeroportos. O grande problema, como todas as obras públicas no país, será a enorme burocracia para a liberação das verbas. Isso se deve as enormes intervenções de entidades como Ibama e Tcu, e por fim as licitações, que são sempre uma prova de paciencia para todos envolvidos no processo.

Dentre os nove aeroportos que não estarão prontos para a Copa do mundo, está o aeroporto de Confins, na região metropolitana da capital mineira Belo Horizonte. O estado, que deu o ponta pé inicial, na recontrução do estádio de futebol, bem na frente dos demais e com isso recebeu inúmeros elogios do Governo Federal, se vê agora, em situação desconfortável perante os principais rivais, Rio de Janeiro e São paulo, para realizar o grande sonho de seu ex- governador, Aécio Neves. Receber o primeiro jogo do mundial. Os outros aeroportos, que também tem problemas com o cronograma, são os de Manaus, Fortaleza, Brasilia, Guarulhos, Salvador, Cuíaba e de Porto Alegre. O estudo apenas comprovou, o que grande parte dos brasileiros já sabiam, tudo é contruido de forma bem lenta, a fim de que as emendas constitucionais podem ser votadas em carater de emergência, forçando assim , que orçamentos previamente aprovados possam ser super faturados, sem questionamentos dos orgãos controladores.

Após o Jornal da Noite, participe através do nosso portal,  de um chat, com o Ministro dos Esportes, Orlando Silva. Ele via falar como andam os preparativos para a Copa no Brasil.
Outra alternativa é clicar e deixar o seu comentário no nosso fórum de discussões, bem do lado direito da pagina principal. Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário